Resenha: The Cambridge Companion to St. Paul, por James Dunn (ed.)

The Cambridge Companion to St. Paul, por James Dunn (ed.). 2003, 301 páginas.


St Paul

Como é já da tradição das coleções “The Cambridge Companion”, esse volume sobre São Paulo, editado por James D. G. Dunn, é uma obra sintética e introdutória sobre os principais temas desenvolvidos por Paulo em seu corpus.

Cada capítulo foi escrito por um acadêmico de peso no mundo anglo-americano, tais como Stephen Barton (Durham), Larry Hurtado (Edimburgo), Andrew Lincoln (Portland), Brian Rosner (Austrália) e Ben Witherington III (Asbury).

Na primeira parte do livro, há uma análise da vida de Paulo, considerando aspectos de sua conversão, sua missão entre os gentios e seu ministério pastoral. Na segunda parte, cada carta de Paulo é introduzido aos leitores, em ordem cronológica de escrita, abordando questões importantes como a própria autoria (se é ou não de Paulo) e temas principais. Na terceira parte, os autores desenvolvem uma “Teologia de Paulo” destacando cinco eixos fundamentais: O seu background teológico judaico, o Evangelho, a Cristologia, a Eclesiologia e a Ética. Na última parte do livro, há uma boa discussão sobre o legado e a influência de Paulo em nossos dias.

Os capítulos são relativamente curtos (18 capítulos num livro de 301 páginas) e a linguagem é simples. Entretanto, muitos conceitos importantes em Paulo são abordados de uma maneira bem superficial, o que pode dificultar a leitura dos leigos. A obra é uma boa introdução à teologia de Paulo que leva em conta não apenas a abordagem mais clássica do tema mas também discussões mais atuais, e.g. Nova Perspectiva.

Deixe um comentário